GCB

Início » GCB » Graduação GCB

Graduação GCB

* Branca ou Crua (Iniciante): Primeira corda, dada para iniciantes na Capoeira, o nome “crua” significa que são capoeiristas que não tem conhecimento nenhum, mas com um futuro promissor.

* Amarela/Branco: Segunda corda, que significa as boas vindas ao mundo da Capoeira.

* Amarela: Aqui os alunos de Capoeira devem demonstrar um conhecimento mais profundo do que é o jogo da Capoeira, já sabem bastantes movimentos, deslocamentos, esquisas e chutes.

* Laranja/Branco: Aqui os capoeiristas começam a praticar instrumentos, treinar floreios (saltos) e tem um grande conhecimento do jogo da Capoeira e seus fundamentos.

* Laranja: Os capoeiristas nesse nível devem saber vários movimentos acrobáticos e devem saber tocar alguns instrumentos, eles podem até cantar durante a roda.

* Azul/Vermelho (Graduado): Aqui os capoeiristas ganham o título de Graduado, que significa que eles podem aprender a ensinar, eles ajudam alunos iniciantes a aprender seus primeiros passos. Podem tocar qualquer instrumento e conhecem um grande repertório de músicas.

* Azul (Instrutor): Corda dada para capoeiristas que atingiram um outro patamar na Capoeira. Aqui os capoeiritas podem começar a dar aulas, eles possuem muita técnica e são grandes no jogo.

* Verde (Instrutor): Aqui o capoeirista começa a desenvolver sua malícia e implata-la ao jogo da capoeira.

* Roxo (Professor): Professores são grandes capoeiristas, são grandes lutadores e sabem jogar capoeira ao ponto de deixar uma pessoa de boca aberta e confusa. A malícia aumenta cada vez mais.

* Marrom (Formando): Significa que o capoeirista está quase formado, são muito importantes, pois são considerados “quase-Mestres”, os Formandos podem combinar todas suas técnicas em um jogo e transforma-lo em um espetáculo.

* Preto (Formado/Mestre): Ao contrário da crença popular, quando um capoeirista recebe a Corda Preta, ele não é considerado Mestre ainda. Somente depois de um tempo ele será considerado Mestre. O Mestre é o mais alto nível na capoeira, são respeitados por todos, são indiscutivelmente grandes lutadores, professores e capoeiristas.